domingo, 16 de março de 2014

DOIS PORTOS

Boas companheiros/as do Pedal

Há muito que ando numa de escrever uma crónica, mas também não tem havido conteúdo para me debruçar em grandes escrituras.

Bem, no passado dia 7, fui com mais dois amigos fazer um track dos Maníacos do Pedal - os DOIS PORTOS, perto do Sobral Monte Agraço.

Estação CP Moscavide, local escolhido para o encontro. Às 08H20, já estávamos a circular em direção à Vacaria de Unhos, depois desta, prosseguimos pela estrada, os trilhos que por ali há, estavam todos empapados.


Continuando

A primeira subida, foi durinha, ainda frio, entrámos numa zona habitacional, logo a seguir entrámos numa ruela e toca a  subir era daquelas de tirar o fôlego. Ufa, só de pensar até dói! Pouco depois atravessámos a estrada e entrámos numa zona industrial e finalmente o primeiro single, e para não variar, havia lama e algumas poças e alguma vegetação.

 

Passámos por uma ruína de um moinho, era só para visitar, ou apenas para contemplar a vista.
Ninguém parou, tirando eu, que aproveitei para tirar uma foto.


O tempo estava um espectáculo, mas o terreno não tinha secado o suficiente. Isso notou-se mais à frente do track, havia zonas para passar eram uma dor de cabeça.


Lá íamos nós devagar progredindo no terreno.

Havia de tudo. Subidas de tirar a respiração, pela paisagem, e também pelo esforço de lá chegar. Descidas altamente, mas sempre com muito cuidado, digo isto, porque dava para entusiasmar!

"Estas voltas do Carlos M, começo-me habituar ao que é bom!"

O terreno em si dava para circular, mas havia pontos que tínhamos de pegar nas bikes e passar obstáculos, como subir a murros, e havia uma ou outra zona, que fez-me lembrar por momentos os Caminhos de Santiago.


 

"Ah que saudades, de andar carregado com alforge e percorrer qualquer Caminho que me faça feliz!"

Voltando ao passeio

Quando chegámos à localidade dos Dois Portos, estava já um pouco cansado, e o meu maior erro foi quando parei demasiado tempo. Resultado, quebrei o ritmo.


Depois de um pão com chouriço e uma sopa, prosseguimos viagem. 
Já contávamos com 50 km e 1000 acumulado

Pouco depois da nossa saída, talvez uns 300m do café apareceu a primeira parede. É pá, foi aí, primeiro deu-me uma pontada na coxa esquerda. Parei para não esforçar mais o músculo. Continuei a pé. Havia partes que dava para circular sem dor. Pouco depois, surgiu outra pontada mas desta vez na coxa direita.

A maior parte do terreno por onde nos tínhamos de ir, estavam completamente ensopado, e não contribuía nada para o meu estado. Falei com o André e voltámos para os Dois Portos, não conseguia prosseguir naquele estado.
Terreno Ensopado

Fiquei super chateado. Queria tanto fazer este passeio, e depois acontece-me isto! Fiquei super chateado.
Ao chegar à estação CP  Oeste dos Dois Portos, veio a má notícia, é que o próximo comboio seria, só daqui a 02H30 (Nós tínhamos chegado às 14.40 e só vinha às 17.10)


E para não variar, tínhamos outro problema, as bikes estavam imundas. E aí surgiu um dilema. - Será que o revisor nos deixa seguir viagem com as bikes naquele estado? Nem pensei duas vezes, estava cheio de dores, mas optei pelo mais lógico no momento. Siga pela estrada.


Também foi duro, as dores não desapareciam, e 90% das subidas, fi-las todas à mão. Não quis arriscar ter uma ou duas cãibras nas coxas, aí era o fim!

Quando cheguei a casa, assustei-me com o resultado deste passeio.


Fotos Clique em : Dois Portos

Ainda quero repetir o passeio, mas tenho de treinar um pouco mais, e o terreno secar mais um pouco. Até lá, há que penar um pouco mais.                                  
Inté


segunda-feira, 3 de março de 2014